SIPAC - Sistema de Informações do Patrimônio Cultural da Bahia

O SIPAC

O que é o SIPAC

O Sistema de Informações do Patrimônio Cultural da Bahia (SIPAC) é um dos elementos constitutivos do Sistema Estadual de Patrimônio Cultural, o Sistema setorial de cultura voltado para atendimento das demandas que envolvem o patrimônio cultural. Trata-se de um instrumento de gestão, difusão e compartilhamento de informações – fonte de dados – para a política de patrimônio cultural do Estado, e para conhecimento e participação da sociedade.

• Promover e difundir o patrimônio cultural sob salvaguarda na Bahia;
• Disponibilizar informações básicas acerca do patrimônio cultural baiano, através da Internet.

Premissas
• Oferta de serviços via web;
• Interatividade ao usuário;
• Padronização de informações.

No âmbito da gestão do patrimônio cultural, o SIPAC disponibiliza informações diversas acerca dos 27 (vinte e sete) Territórios de Identidade da Bahia, de forma a associar cada um dos bens culturais sob salvaguarda com a sua localização, conforme regionalização definida pelo Governo Estadual e adotada pela Secretaria Estadual de Cultura (SECULT).

Com a estruturação de um banco de dados do patrimônio cultural baiano, além de promover a difusão deste, o SIPAC disponibilizará serviços voltados ao público interno (servidores) do IPAC, como relatórios operacionais que sistematizarão algumas informações de interesse para a gestão do patrimônio.

O SIPAC oferece ainda aos seus usuários, conteúdo relacionado à temática da Educação Patrimonial, informações quanto aos equipamentos pertencentes ao Centro de Documentação e Memória – CEDOM (Biblioteca Manoel Querino, Arquivo Técnico, Laboratório e Arquivo Fotográfico), bem como a divulgação de uma Agenda do Patrimônio Cultural, promovendo ações específicas.

Lançado o portal, assim como o IPAC, o SIPAC continuará crescendo:
• Ampliando seu banco de dados: abarcando os bens sob salvaguarda municipal;
• Com informações georreferenciadas;
• Gerando material impresso educativo;
• Renovando e se atualizando.

Termos de Uso do SIPAC

Patrimônio Cultural na Bahia

• Governo do Estado da Bahia
  • IPAC